O Vodu é um sistema de magia negra e branca, muito antigo e primitivo, que deriva da teologia e cerimonial africano. É um complexo de crenças e rituais religiosos africanos e católicos que estabelece uma ligação vital entre o mundo material e o mundo dos espíritos e governa em grande extensão a vida dos camponeses haitianos.
As diversas deidades da religião Vodu chamam-se loas. (Loa significa "espírito", na língua congo.) O propósito último do Vodu é permitir que os loas, que possuem o poder das forças naturais, se manifestem no corpo humano vivo, de modo que a pessoa possuída possa ser fortalecida por sua energia e sabedoria divina.
Dizem que, quando um homem ou uma mulher fica sob a possessão de um loa, o espírito sobe em seus ombros, da mesma forma que um cavaleiro monta no cavalo.
Cada loa deve ser reverenciado em seu dia próprio e "alimentado" com uma oferenda de galinhas ou cabras sacrificadas, frutas e outros alimentos.
Sem a posse dos corpos físicos e as oferendas dos animais sacrificados, que são tradicionalmente deixados em encruzilhadas à meia-noite, os loas perderiam seus poderes sobrenaturais e desapareceriam para sempre.
Há duas categorias principais de deidades no Vodu: os loas Rada e os loas Petro.
Há também classes menores de loas, que incluem o Congo, o Ubo, o Nagô e o Wangol.
Geral:
Como
em muitas religiões, o vodu também possui um templo. Mas o que
caracteriza o santuário é uma coluna chamada poteau-mitan. Localizada no
centro do templo, essa coluna é considerada sagrada pelos seguidores e é
em sua volta que as cerimônias de comunicação com as divindades são
realizadas. Ao redor da poteau encontram-se desenhos decorativos
chamados vevers. São representações heliográficas de diversas entidades
adoradas no vodu. Aliás, entidades é que não faltam no vodu, que possui
um grande panteão.
Os nomes das divindades se
alteram, dependendo da região onde o ritual é praticado, mas a maioria
dos adeptosdessa prática considera que o panteão veio do Oeste africano.
As entidades desses panteões, por muitas vezes,são consideradas pelos
adeptos como espíritos de pessoas que já morreram, homens que tiveram
importância dentro da comunidade religiosa, príncipes ou sacerdotes.
Esses espíritos levam o nome de loas, e podem ser classificados em entidades de dois grupos:
Rada:: entidades transmitidas por Daomé.
Petros : entidades que, ao longo do tempo, infiltraram-se na prática religiosa vodu.
Hungans e mambos
A
maioria das religiões possui líderes que conduzem seus cultos e
rituais. No vudu isso também existe, eles são conhecidos por hungans. A
mulher também tem a sua participação, porém, a terminologia a ela
conferida é mambo.
O
sacerdote vodu possui várias posições: atua como curandeiro, adivinho e
exorcista. Nas comunidades em que se observa a falta do sacerdote a
mulher toma a frente, sendo considerada a maior autoridade religiosa
Cerimoniais vudu
Geralmente,
as cerimônias são realizadas no período noturno. Fazem parte do ritual:
bebidas de rum, frutase jarros de barros sangue,cádaver,cranios. As
bebidas e comidas são erguidas e oferecidas aos loas, para invocá-los e
entidades vudu. No intuito
de alegrar essas entidades, os voduístas lhes oferecem também sacrifícios de aves, porcos, galinhas,bodes e afins. Após as oferendas com danças, os loas possuem os corpos de seus súditos. É interessante que nas possessões os indivíduos não possuem consciência daquilo que fazem e, conseqüentemente, não se lembram de nada após o término do ritual.
de alegrar essas entidades, os voduístas lhes oferecem também sacrifícios de aves, porcos, galinhas,bodes e afins. Após as oferendas com danças, os loas possuem os corpos de seus súditos. É interessante que nas possessões os indivíduos não possuem consciência daquilo que fazem e, conseqüentemente, não se lembram de nada após o término do ritual.
No vodu, mais ou menos como ocorre na Umbanda, as danças em volta da ponteau-mitan são de suma importância, pois servem para se obter a espiritualidade: as pessoas que envolvem com a dança são mais rapidamente possuídas. Para cada divindade existe um tipo de música, instrumento e ritmos específicos, segundo o gosto de cada loa, que exige que tudo seja purificado e consagrado para o ritual. Na umbanda, os atabaques também são consagrados para fazer que os orixás de Aruanda eOrum se manifestem.
Boneco vudu
Sem dúvida, o boneco vudu é o primeiro elemento que vem à mente dos leigos quando se fala em voduísmo.Tal objeto é empregado para invocar os poderes dos deuses do vudu e recebe o nome de fetiche, que significa feitiço. O fetiche é confeccionado por quem irá realizar o trabalho de magia e, enquanto é feito, a pessoa tem de mentalizar os objetivos que quer alcançar com o ritual e “transmitir” sua energia ao boneco.
O fetiche deve ser feito com a semelhança anatômica de uma pessoa: cabeça, tronco e membros.
Partes indispensáveis para a “eficácia” da magia são os órgãos genitais masculinos ou femininos. O boneco precisa ser batizado com o nome da pessoa que irá representar e, geralmente, é feito demassa de modelar, nunca de pano ou outro material.
Segundo o Reidovudu, tais bonecos são feitos para realizar o bem, para se alcançar prosperidade ecuras. O que pessoa precisa fazer é perfurá-los com espetos ou alfinetes. Mas na prática as intenções nem sempre são essas.
Partes indispensáveis para a “eficácia” da magia são os órgãos genitais masculinos ou femininos. O boneco precisa ser batizado com o nome da pessoa que irá representar e, geralmente, é feito demassa de modelar, nunca de pano ou outro material.
Segundo o Reidovudu, tais bonecos são feitos para realizar o bem, para se alcançar prosperidade ecuras. O que pessoa precisa fazer é perfurá-los com espetos ou alfinetes. Mas na prática as intenções nem sempre são essas.
Vudu
Bruxaria vem do continente Africano e é extremamente letal. Nos últimos
anos, ele se espalhou para outras partes do mundo e está sendo misturado
com outras formas de magia negra para prejudicar e matar pessoas certo
procedimento se torna altamente efetivo para capturar à almas de uma
pessoa e a obrigando as nos dar tudo que queremos amor dinheiro sexo
fidelidade não importa qual seja o seu problema o vudu resolve.
As
roupas, cabelos, unhas e imagens são usados para fazer um boneco que
lembra a vítima, a área do coração da boneca é mantida aberta para o
ritual final. uma área do coração da boneca é mantida aberta para o
ritual final. Um ritual é realizado e um coração é retirado de um
organismo de animais vivos, enquanto ele está vibrando e colocado na
área do coração da boneca, neste momento a boneca é infundida com a vida
de ligação da boneca com a vítima com uma corda invisível psíquica.
procedimento se torna altamente efetivo para capturar à almas de uma
pessoa e a obrigando as nos dar tudo que queremos amor dinheiro sexo
fidelidade não importa qual seja o seu problema o vudu resolve.
Um homem com duas almas Os haitianos praticantes do vodu acreditam que o homem possui duas almas:
Gros bon ange: cuja tradução é: “grande anjo bom”. Essa alma, segundo acreditam os haitianos, tem a capacidade de sair do corpo enquanto a pessoa dorme. E, se não retornar, a pessoa morre.
Petit bon ange: traduzido quer dizer “pequeno anjo bom”. Essa alma, segundo crêem, proteger e guiar o adepto.
Quando a pessoa morre, ela permanece por alguns dias guardando o corpo. Somente após um
período de nove dias, contando a partir do sepultamento, é realizado um ritual para afastá-la.
Como a reencarnação faz parte da crença vodu, seus praticantes acreditam que a petit bon ange setransforma em algum objeto ou animal, geralmente uma grande serpente. Após a transformação, se aos rituais de sacrifícios e cerimônias, sob a responsabilidade dos parentes, forem negligenciados, a vingança da petit bon ange se volta contra eles.
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