sábado, 28 de setembro de 2013

A Vida Eterna ou O Apocalipse Zumbi

"PARIS -. Ciência decifrar apenas mecanismo de ressuscitação que abre um cenário científico especial. O autor deste achado é o biólogo franco-croata Miroslav Radman, de 62 anos, que conseguiu entender o processo de "ressurreição" de Deinococcus radiodurans, uma bactéria que, mesmo após a morte é capaz de voltar à vida em poucas horas.

Esta incrível capacidade lhe permite resistir a condições extremas e de sobreviver a um nível de radiação mortal para 5000 homens. Após esse tratamento, surgindo seus cromossomos em centenas de fragmentos, as bactérias são capazes de reparar o seu patrimônio genético de volta à vida.

A descoberta abre perspectivas interessantes para a ciência, e por isso, a revista Nature dedicou muito espaço para a descoberta de Radman e sua equipe de quatro cientistas da Unidade 571 do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm), na França. Esse interesse é explicado pelas possibilidades abertas para a medicina regenerativa. Para o cientista, pode ser o primeiro passo no domínio da reconstituição neuronal e cardíaca. Mas a partir de então, tudo seria possível, para a vida eterna.

LANACION conversou por telefone com Radman, atualmente, na cidade croata de Split, onde fundou o Instituto Mediterrâneo para as Ciências da Vida ( www.medils.hr ). Sua idéia é reunir jovens investigadores "para gerar ciência original e inovadora e onde eles podem trabalhar em plena liberdade."

-A bactéria foi descoberta em 1956 e, desde então, cientistas de todo o mundo tentaram descobrir seus mecanismos de reanimação. Quais são suas características?

- Deinococcus radiodurans é uma bactéria branda. Ele está em toda parte e não é patológica, de modo que não devemos ter medo. Algumas espécies são encontrados principalmente nos desertos e sobre as pedras. Esse tipo particular desenvolvendo uma maior robustez em sua velocidade de crescimento. Ao contrário de muitas outras bactérias, Deinococcus é um organismo que se separa lentamente e escolheu para sobreviver em outros organismos não podem.

É a única bactéria com esses recursos?
-Hamilton Smith, um laureado com o Nobel de Fisiologia 1978, esteve trabalhando há anos com outras bactérias como um thermophilic, que vivem em água fervente e estão protegidas contra estes danos, porque conseguem reconhecer esta agressão. Mas não se sabe se a radiação contra a Deinococcus a afeta ou se a cura, como qualquer outro corpo. Mas ela é capaz de ressuscitar.

E como fazer?

-Tudo o que acontece no nível dos genes. Trata-se de um sistema de reparação de duas fases totalmente desconhecida até hoje. A primeira consiste em reunir na ordem correcta, todos os fragmentos de uma cadeia linear, a ser utilizado como modelo para iniciar a síntese de ADN. A segunda etapa envolve a recombinação genética reconstituir cromossomos circulares celulares por cruzar (ou fator de um cromossomo para outro transferência de genes.) Uma vez restaurada identicamente genoma, a síntese de proteínas é de novo operacional: a célula viva ser novamente ser considerado clinicamente morto.

Por outras palavras, enquanto que é possível reconstruir o genoma, é possível para reiniciar a vida.

-Exatamente. Quando o genoma está intacto, você pode voltar para a fabricação de novas proteínas, lipídios, membranas, rejuvenescimento celular, é possível com a nova síntese de DNA. Mas, claro, você tem que conhecê-lo.

É possível experimentar o processo com organismos mais complexos do que as bactérias?

-Matthew Meselson, que foi meu professor em Harvard e descobriram como o DNA é duplicado, faremos uma pesquisa nesse sentido. Ele trabalha com os rotíferos, são animais microscópicos que vivem em torno de poças de água. Uma vez que este conjunto é seco, eles também são secos. Meses mais tarde, quando, no outono, a chuva vem, se reidratam e revivem. O processo é muito semelhante aos nosso com as bactérias. Mas esta é uma organização familiar das células eucarióticas, que se reproduzem sexualmente e assexuadamente, dependendo da espécie. Há também plantas, tais como determinados tipos de musgos, que são secas durante meses e para reaquecer quando entram em contacto com a água. Com Meselson que estudar se estes animais e estas plantas têm o mesmo mecanismo de ressurreição. Rotíferos também são extremamente resistentes à radiação.

Para você, a primeira aplicação de sua descoberta que foi patenteada pode ser a ressurreição de neurônios. Por que os neurônios?
-Porque Deinococcus, que é desidratado no deserto, é o paradigma dos nossos neurônios. Felizmente são robustos, mas depois de uma certa idade irão morrer por causa de acidentes vasculares cerebrais, falta de oxigênio ou por outras razões. Assim, dizemos que a morte irreversível de uma célula ocorre no nível dos genes. Se pudermos reconstituir os genes, podemos evitar a morte.

"É claro, a questão fundamental é saber se é possível com todos os genes.

-Se ele pode ser feito com um único organismo vivo que tem o mesmo tipo de proteínas e de DNA, deve ser possível, com todos os outros. Até agora você não poderia dizer muito, porque não sabíamos como o processo foi feito. Hoje a resposta é: sim, você pode.

Isso é possível?

- Por que não? Talvez em cinco, 10 ou 20 anos.

Deinococcus ressucita. MAS NÃO É NUNCA MORRE?

-Sim. Se você receber uma dose muito alta de radiação, o DNA pode não resistir. Você pode ir até um ou dois milhões rads e, nesses casos, seca rapidamente. Se os fragmentos de explosão dos cromossomas são muito pequenos, não pode ser recuperado. Em tais casos, é impossível reconstituir o genoma completo e as bactérias não podem ser ressuscitados. Isto significa que não existe nada que possa resistir a tudo.

-Mas poderia viver para sempre, se fosse submetido a uma agressão desproporcional.

-Exatamente, sempre dizia que o melhor candidato para ir povoar os planetas inabitados com características semelhantes às nossas seria o Deinococcus . Alguns cientistas pensam que a vida na Terra foi iniciada por bactérias provenientes de outras civilizações.

E você vai continuar trabalhando em Deinococcus?

-Sim, continuo, especialmente em nosso novo Instituto de Pesquisa Split. Eles convidam os grandes especialistas em laboratórios que estudam a vida e a morte do tecido neural. Com eles, tentam montar projetos multidisciplinares que permitam aplicar os nossos conhecimentos para o estudo dos neurônios.

Podemos dizer que você acabou de encontrar um instituto que vai trabalhar para a ressurreição humana?

-Em tom de brincadeira, costumo dizer que o financiamento vai pedir ao Vaticano para trabalhar sobre a base molecular da ressurreição. Se Roma nos dá dinheiro, nós ganhamos"
Fonte: http://www.lanacion.com.ar/848668-avanza-la-ciencia-sobre-la-idea-de-la-resurreccion

Nenhum comentário:

Postar um comentário